quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ATIVIDADES COM DEFICIENTE INTELECTUAL

TRADEF

Rua José Malozze nº 975
Bairro Mogilar
Mogi das Cruzes SP

 

Atividades

Equipe
            Trabalhamos com equipe multiprofissional e interdisciplinar, que conta hoje com os seguintes profissionais: assistente social, pedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, professor de educação física e arte educadora. Além da equipe administrativa e manutenção.
Núcleos
         O TRADEF desenvolve algumas ações para o cumprimento de sua missão sendo distribuídas nos seguintes núcleos:
NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL - NAP
A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é de vital importância, pois resgata a dignidade, fortalece a auto-estima e possibilita o exercício pleno da cidadania.
Visando este contexto, o núcleo de capacitação e aperfeiçoamento profissional tem como objetivos:
- desenvolver programas de qualificação e inserção às pessoas com deficiência, através de capacitação, integração ou reintegração e encaminhamento para o mercado de trabalho.
- oferecer vivência em atividades práticas de trabalho, visando a integração, o desenvolvimento de potencialidades, aptidões e interesses para o exercício de atividade laboral, através da inserção em Oficinas Protegidas.
Como procedemos para inclusão no mercado de trabalho:
- Recrutamento de pessoas com deficiência interessadas em trabalhar, para a atualização e ampliação de banco de dados, visando agilidade na inserção; - Realização de entrevistas individuais ou em grupo, e se necessário, avaliar através de testes psicológicos ou específicos, as pessoas deficientes antes de encaminhá-las ao mercado de trabalho; - Orientação para os candidatos sobre o processo seletivo;
- Pesquisa junto às empresas sobre as vagas existentes e os requisitos necessários para o cargo;
- Os candidatos compatíveis com o perfil da vaga existente são encaminhados para as empresas;
Para Inserção nas Oficinas Protegidas:
- Entrevista de triagem psicológica e social com os pais e candidato;
- Acompanhamento multidisciplinar do participante visando a integração e desenvolvimento dos jovens inseridos nas oficinas.
NÚCLEO DE ATENDIMENTO FAMILIAR - NAF
          
Este núcleo é desenvolvido pelo Serviço Social e a Psicologia com o objetivo de realizar ações visando à integração e o atendimento ao núcleo familiar e cuidadores das pessoas com deficiência que são atendidas pela entidade.
  • OFICINAS SÓCIO-EDUCATIVAS
Mensalmente são oferecidas aos participantes, familiares, “cuidadores” e a comunidade em geral palestras objetivando prestar orientações sobre deficiência e qualidade de vida.
  • OFICINAS DE GERAÇÃO DE RENDA
Para suprir a necessidade de renda das famílias que tem em seu núcleo familiar pessoas com deficiência e não conseguem recolocação no mercado de trabalho por ter que dispor de cuidados especiais para os filhos, realizamos oficinas de geração de renda as quais são abordados cursos de corte e costura de bolsas.

  • GRUPO DE CONVIVÊNCIA E REFLEXÃO
        Apoio psicológico por meio de grupos com mães e “cuidadores” de pessoas com deficiência.

NUCLEO EDUCARTE - NE
Oferecer atendimento a deficientes intelectuais:
  • ARTE EDUCAÇÃO
Esta atividade é realizada, de modo, que a sala (de aula) se torne um laboratório de experimentos e conhecimento; para que o indivíduo transforme sua imaginação em proposta artística, instrumento de comunicação e expressão.
Visando proporcionar a descoberta de novos conceitos artísticos, o ensino e aprendizagem da Arte proporcionam um caminho para as habilidades criativas, percepção, conhecimento e qualidade de vida. Pois criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para conhecer.
Atividade semanal com grupo fixo, realizada de maneira dinâmica, respeitando suas limitações, permitindo o exercício da criatividade, da leitura (imagens) e a compreensão de significados.

  • OFICINA TEMÁTICA
         A fim de preparar o participante para uma futura inserção no mercado de trabalho, foi desenvolvida esta atividade que tem como escopo explorar por meio da arte e artesanato, técnicas de aperfeiçoamento com a confecção de Artigos e Presentes.
Aos participantes são atribuídas algumas funções, que exercem durante o período da atividade, desenvolvendo sua competência de trabalho, sensibilidade, visão critica e consciente.
A Oficina Temática é, portanto, responsável por confeccionar peças que irão para Bazares realizados nesta entidade, em momentos importantes como “Dia das Mães” e “Natal”.

  • INCLUSÃO DIGITAL
A educação em tecnologia é um recurso pedagógico que oferece suporte para a inclusão no mundo digitalizado e busca manter e ampliar a aquisição de conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências por meio dos recursos oferecidos pelo computador, ou seja, o processo de descoberta dos conhecimentos tecnológico favorece o desenvolvimento e a inclusão na sociedade, estimulando a criatividade, concentração, coordenação, memorização e ampliação da linguagem, valorizando a pessoa com deficiência intelectual. 


  • OFICINA DE MEIO AMBIENTE
A Oficina de Meio Ambiente visa participar da responsabilidade do destino do reciclado urbano doado a Entidade, focando com responsabilidade e preocupação ambiental, em multiplicar a conscientização das ações do cotidiano.
Esta atividade objetiva o trabalho prático em classificar o reciclado, amarrar jornais, aumentar a arrecadação, multiplicar a conscientização por meio das ações cotidianas relacionadas ao consumo e destino do lixo urbano. Completando, a preocupação com os cuidados da higiene também fazem parte do nosso trabalho que acompanha equipamentos de higiene como luvas, máscaras e aventais. Um trabalho que beneficia a Entidade e o meio ambiente.

  • ATIVIDADE DA VIDA DIÁRIA
Essa atividade tem o objetivo de aprimorar e/ou desenvolver a independência e autonomia para a realização de tarefas do cotidiano do ser humano. Para tanto são desenvolvidas simulações de atividades da vida diária para capacitar os participantes para tanto.

  • EDUCAÇÃO FÍSICA

O trabalho desenvolvido visa atuar biofisicamente durante as aulas por meio de atividades físicas. Juntamente é desenvolvida a modalidade de atletismo como esporte competitivo, visando à participação em torneios e campeonatos específicos para pessoas com deficiência intelectual. Para isto temos credenciamento e participamos do Programa Special Olimpcs Brasil e ARDEM-SP.
  • RECREAÇÃO INCLUSIVA
         Nesta atividade o Tradef proporciona aos seus participantes momentos de integração lazer e cultura.


NUCLEO PARADESPORTIVO – NP

Objetivando ampliar a capacidade física, intelectual e social de pessoa com deficiência física (cadeirante). São desenvolvidas neste núcleo treinamentos esportivos de dança em cadeira de rodas e Bocha Adaptada, visando competições nacionais e internacionais.

 NUCLEO DE ATENDIMENTO ESPECÍFICO - NAE
• SERVIÇO SOCIAL

Oferecer atendimento à pessoa com deficiência bem como ao seu núcleo familiar realizando:

- acolhimento social
- visita domiciliar
- inserção em atividades na entidade
- encaminhamento para a rede social do município
- orientação e preenchimento de BPC (Beneficio de Prestação Continuada)
- doação de cestas básicas.
• PSICOLOGIA
- Escuta, acolhimento individual e encaminhamento utilizando a rede de instituições/centros de atendimento
- entrevistas e avaliação psicológica para inserção nos núcleos da entidade.
• FONOAUDIOLOGIA
A fonoaudiologia trata da comunicação humana e seus distúrbios. Estes distúrbios podem atingir a voz, audição, fala, linguagem oral e escrita, sistema miofuncional, orofacial, cervical e funções neurovegetativas (sucção, mastigação,deglutição e respiração).
O objetivo é desenvolver o trabalho de promoção de saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento (habilitação e reabilitação) dos distúrbios da comunicação, além de orientação aos familiares e educadores.


•ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO PEDAGÓGICO
Observando as necessidades e o desejo de aprender a ler e escrever, é oferecido aos participantes da fonoaudiologia e do Núcleo Paradesportivo-NP atendimento pedagógico individualizado com ações pedagógicas diferenciadas, melhorando assim o desenvolvimento da linguagem escrita, falada e do raciocínio lógico matemático tendo o computador, livros e revistas como motivadores deste processo.


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